sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Jejuar de nós mesmos!

O Evangelho de hoje nos traz essas palavras de Jesus:
Naquele tempo, os fariseus e os mestres da Lei disseram a Jesus: 'Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com freqüência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem'. Jesus, porém, lhes disse: 'Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão'. Jesus contou-lhes ainda uma parábola: 'Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem. Vinho novo deve ser posto em odres novos. E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo; porque diz: o velho é melhor'.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Na palavra proposta pela Igreja Jesus é questionado a respeito do jejum e afirma aos fariseus que ainda não era o momento de seus discípulos praticarem penitência, pois ninguém jejua em uma festa, principalmente enquanto seu anfitrião está presente, mas que dias viriam em que essa situação mudaria e então o jejum seria necessário.
Jejum é penitência, uma forma de mortificarmos nossos desejos carnais para não deixar que o nosso corpo domine o Espírito que habita em nós. E há quanto tempo estamos deixando que nosso corpo domine nossa vida? Que nossos desejos ocupem o primeiro plano de todas as decisões que tomamos? Há quanto tempo não nos entregamos verdadeiramente à obra de vivificadora que Deus tem para cada um de nós?
É em razão disso que hoje eu lhe convido ao jejum. Mas não àquele jejum que estamos acostumados a fazer (carne, chocolate, novela, refrigerante, msn....). Hoje eu te convido a fazer um jejum de si mesmo. Estranho? Não! Hoje, nessa sexta-feira, dia em que a Igreja nos convida à penitência, proponho que abandonemos os sentimentos egoístas que há dentro de nós, que deixemos de dedicar nosso tempo unicamente àquilo que queremos ganhar, que esqueçamos o mau que recebemos dos outros e nos abramos inteiramente ao perdão... Entende agora? Jejuar de si mesmo significa se abandono plenamente à ação do Pai e deixar que Ele, o único que verdadeiramente conhece aquilo que se passa dentro de nós aja livremente e faça em nós a obra que há tanto tempo tem sonhado para nossas vidas!
E o mais engraçado de tudo isso é que depois desse jejum não estaremos mais fracos nem mais vazios, e sim fortificados e repletos daquilo que verdadeiramente precisamos para ser felizes....
Coragem... experimente... ao menos por um momento... se entregar de forma completa aos braços do Pai!!!
Que o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo nos guardem para Vida Eterna!

Nenhum comentário: