quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Cristo não julga nosso erros... E nós, o que temos feito?















Olá crianças,
Nossa última visita foi na casa de nossos amigos John Paul e Karol, que juntamente com toda a família nos recebeu como muito amor e alegria.
Lá tivemos a chance de partilharmos uma pouco de nossas experiências sobre o perdão e o julgamento que fazemos a respeito dos outros.
A Palavra que conduziu nosso encontro está no capítulo 7 do Evangelho de São Lucas, versículos 36-50, que nos diz:

"Naquele tempo, um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa. Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume. Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: 'Se este homem fosse um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora'. Jesus disse então ao fariseu: 'Simão, tenho uma coisa para te dizer". Simão respondeu: 'Fala, mestre'! 'Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro cinqüenta. Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?' Simão respondeu: 'Acho que é aquele ao qual perdoou mais". Jesus lhe disse: 'Tu julgaste corretamente". Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: 'Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor'. E Jesus disse à mulher: 'Teus pecados estão perdoados'. Então, os convidados começaram a pensar: 'Quem é este que até perdoa pecados?' Mas Jesus disse à mulher: 'Tua fé te salvou. Vai em paz'."

Percebemos naquela noite como tantas vezes não damos aos outros a chance de mostrarem quem realmente são, de praticarem o bem que poderiam oferecer a nós. Antes disso, julgamos e condenamos sem dar a eles a oportunidade de sequer conhecer os motivos de nosso desamor.
Quantas foram as vezes que alguém nos surpreendeu? Que uma pessoa que não gostavamos demonstrou por nós seu amor e nos acolheu no momento em que nem aqueles que consideravamos mais amigos se aproximaram de nós?
Mas mais severo que o julgamento que fazemos sobre os outros é aquele que fazemos de nós mesmos. Somos nossos piores juízes, e isso não é por acaso, mais do que ninguém conhecemos os defeitos de nosso caráter, nossa falta de amor, nosso orgulhos, nossa inveja... No Evangelho, contudo, Cristo mais uma vez reafirma que a Ele não se importa com aquilo que você foi até um segundo atrás, Seu maior desejo é que você tenha a coragem de se levantar e, mesmo sujo pelo mundo, retornar à Casa Paterna. Sim, como Ele fez com cada um dos filhos pródigos que conhecemos, irá te receber de braços abertos (os mesmo braços abertos na cruz), te abraçará e beijará sem se preocupar com cheiro do mundo que ainda traz contigo, mandará te dar um banho, providenciará roupas novas, sandálias para seus pés cansados e um anel para seu dedo, anel que demonstrará que você é filho de Deus!
Amigo, ame-se com toda a força do seu coração, entenda seus defeitos e limitações, pois só assim perceberá o quanto todos que te rodeiam são parecidos com você e então será capaz de olhar para eles e acolhe-los como gostaria de ser acolhido.

Que o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo os guardem para a Vida Eterna!

Amo todos vocês! Tenham um ótima semana!!!






















Nenhum comentário: