quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Eu te darei água viva!!!










Olá crianças,
Nesta terça fomos recebidos por nossa amiga Bruna e por toda sua família. Lá, com a graça do Pai, tivemos a oportunidade de ter um pouco mais de intimidade com o Deus que sempre olha nos nossos olhos e diz que é possível mudarmos o rumo de nossa caminhada.
A Palavra meditada está no capítulo 4, versículos de 1 a 42 do Evangelho segundo São João:

"Os fariseus ficaram sabendo que Jesus atraía discípulos e batizava mais do que João. (Na verdade, não era Jesus que batizava, mas os seus discípulos). Ao saber disso, Jesus deixou a Judéia e foi de novo para a Galiléia. Jesus tinha que atravessar a Samaria. Chegou, então, a uma cidade da Samaria chamada Sicar, perto do campo que Jacó tinha dado ao seu filho José. Aí ficava a fonte de Jacó. Cansado da viagem, Jesus sentou-se junto à fonte. Era quase meio-dia. Então chegou uma mulher da Samaria para tirar água. Jesus lhe pediu: «Dê-me de beber.» (Os discípulos tinham ido à cidade para comprar mantimentos). A samaritana perguntou: «Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou samaritana?» (De fato, os judeus não se dão bem com os samaritanos). Jesus respondeu: «Se você conhecesse o dom de Deus, e quem lhe está pedindo de beber, você é que lhe pediria. E ele daria a você água viva.» A mulher disse a Jesus: «Senhor, não tens um balde, e o poço é fundo. De onde vais tirar a água viva? Certamente não pretendes ser maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu este poço, e do qual ele bebeu junto com seus filhos e animais!» Jesus respondeu: «Quem bebe desta água vai ter sede de novo. Mas aquele que beber a água que eu vou dar, esse nunca mais terá sede. E a água que eu lhe darei, vai se tornar dentro dele uma fonte de água que jorra para a vida eterna.» A mulher disse a Jesus: «Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise vir aqui para tirar.» Jesus disse à samaritana: «Vá chamar o seu marido e volte aqui.» A mulher respondeu: «Eu não tenho marido.» Jesus disse: «Você tem razão ao dizer que não tem marido. De fato, você teve cinco maridos. E o homem que você tem agora, não é seu marido. Nisso você falou a verdade.» A mulher então disse a Jesus: «Senhor, vejo que és profeta! Os nossos pais adoraram a Deus nesta montanha. E vocês judeus dizem que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.» Jesus disse: «Mulher, acredite em mim. Está chegando a hora, em que não adorarão o Pai, nem sobre esta montanha nem em Jerusalém. Vocês adoram o que não conhecem, nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas está chegando a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e verdade. Porque são estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade.» A mulher disse a Jesus: «Eu sei que vai chegar um Messias (aquele que se chama Cristo); e quando chegar, ele nos vai mostrar todas as coisas.» Jesus disse: «Esse Messias sou eu, que estou falando com você.» Nesse momento, os discípulos de Jesus chegaram. E ficaram admirados de ver Jesus falando com uma mulher, mas ninguém perguntou o que ele queria, ou por que ele estava conversando com a mulher. Então a mulher deixou o balde, foi para a cidade e disse para as pessoas: «Venham ver um homem que me disse tudo o que eu fiz. Será que ele não é o Messias?» O pessoal saiu da cidade e foi ao encontro de Jesus. Enquanto isso, os discípulos insistiam com Jesus, dizendo: «Mestre, come alguma coisa.» Jesus disse: «Eu tenho um alimento para comer, que vocês não conhecem.» Os discípulos comentavam: «Será que alguém trouxe alguma coisa para ele comer?» Jesus disse: «O meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra. Vocês não dizem que faltam quatro meses para a colheita? Pois eu digo a vocês: ergam os olhos e olhem os campos: já estão dourados para a colheita. Aquele que colhe, recebe desde já o salário, e recolhe fruto para a vida eterna; desse modo, aquele que semeia se alegra junto com aquele que colhe. Na verdade é como diz o provérbio: ‘Um semeia e outro colhe’. Eu enviei vocês para colher aquilo que vocês não trabalharam. Outros trabalharam, e vocês entraram no trabalho deles.» Muitos samaritanos dessa cidade acreditaram em Jesus, por causa do testemunho que a mulher tinha dado. «Ele me disse tudo o que eu fiz.» Os samaritanos então foram ao encontro de Jesus e lhe pediram que ficasse com eles. E Jesus ficou aí dois dias. Muitas outras pessoas acreditaram em Jesus ao ouvir sua palavra. E diziam à mulher: «Já não acreditamos por causa daquilo que você disse. Agora, nós mesmos ouvimos e sabemos que este é, de fato, o salvador do mundo."

Este Evangelho suscitou o desejo de falarmos um pouco sobre nós mesmos, sobre os momentos em que não entendemos as coisas mais simples que Deus nos fala, pois continuamos enxergando com os olhos do mundo e não com a simplicidade do Pai.
Como foi partilhado, quantas vezes temos tudo o que queremos e ainda sentimos uma vazio muito grande dentro do nosso peito, algo que não conseguimos preencher com nada do que mundo nos oferece? São nestes momentos que percebemos que não importa o emprego que temos, os bens que conquistamos ou as vitórias que tivemos perante o mundo... percebemos que não é isso que nos satisfaz e que de nada adianta termos as mãos cheias se não sabemos o que fazer com tudo aquilo...
A verdadeira felicidade está em Cristo, está na ciência de que temos um Deus que nos ama, um Deus que morreu pelos nossos pecados, um Deus que escolheu permanecer entre nós e nos conceder o Seu Espírito para aliviar o peso de nossos problemas e da nossa falta de fé... Quando percebemos isso, não importa se somos pobres ou ricos, brancos ou negros, bonitos ou feios, cheios de amigos ou mais solitários... quando percebemos isso não importa os problemas que enfrentaremos, pais acima de tudo isso sabemos que há um Deus que fará de tudo para nos tirar de todas as enrascadas que nos envolvemos por vontade própria e nos abraçará como um pai que a muito não encontra seu filho tão amado.
Problemas sempre existirão, o que muda quando estamos acompanhados por Cristo é a forma como o encaramos... é a voz que ouvimos ao nosso ouvido dizendo: "calma meu filho, Eu estou contigo... beba dessa água, dessa Água Viva que Sou Eu, e nunca mais terá sede dessas coisas que hoje lhe fazem tanta falta... "
Busquemos sempre escutar estas palavras, mesmo sendo o ruído do mundo ensurdecedor... Se for preciso Ele gritará mais alto que tudo isso.

Que o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo nos guardem para a Vida Eterna!

Uma ótima semana a todos!!! E que Deus tenha sempre misericórdia e dê a sua paz a esta família que nos recebeu com tanto amor!






Um comentário:

Anônimo disse...

Que Deus abençoe cada dia mais esses encontros, para que unidos no Seu amor, busquemos a santidade na plenitude...
Que a Água Viva do Espírito Santo inunde todo o nosso ser!!!!