quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Fé nas dificuldades!













Olá crianças,
Mais uma vez, e com a graça de Deus nosso Pai, estivemos reunidos. Reunidos para partilharmos nossas vidas, nossas alegrias, vitórias, e também nossas dificuldades e problemas. É assim que caminhamos, é assim que estamos seguindo há tantos meses, e é assim que continuaremos a caminhar... sempre de braços dados e corações unidos, pois assim somo mais fortes, somos capazes de resistir às tempestades da vida.
A Palavra que nos guiou nessa noite está nos capítulos 1 e 2 do Livro de Jó, onde está escrito:

“Era uma vez um homem chamado Jó, que vivia no país de Hus. Era um homem íntegro e reto, que temia a Deus e evitava o mal. Tinha sete filhos e três filhas. Possuía também sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois, quinhentas mulas e grande número de empregados. Jó era o mais rico dos homens do Oriente. Os filhos de Jó costumavam fazer banquetes, um dia na casa de cada um, e convidavam as três irmãs para comer e beber com eles. Quando terminavam esses dias de festa, Jó os mandava chamar, para purificá-los. Ele madrugava e oferecia um holocausto para cada um deles, pensando: «Talvez meus filhos tenham pecado, ofendendo Deus em seu coração». E Jó fazia assim todas as vezes. Certo dia, os anjos se apresentaram a Javé e, entre eles, foi também Satã. Então Javé perguntou a Satã: «De onde você vem?» Satã respondeu: «Fui dar uma volta pela terra». Javé lhe disse: «Você reparou no meu servo Jó? Na terra não existe nenhum outro como ele: é um homem íntegro e reto, que teme a Deus e evita o mal». Satã respondeu a Javé: «E é a troco de nada que Jó teme a Deus? Tu mesmo puseste um muro de proteção ao redor dele, de sua casa e de todos os seus bens. Abençoaste os trabalhos dele e seus rebanhos cobrem toda a região. Estende, porém, a mão e mexe no que ele possui. Garanto que ele te amaldiçoará na cara!» Então Javé disse a Satã: «Pois bem! Faça o que você quiser com o que ele possui, mas não estenda a mão contra ele». E Satã saiu da presença de Javé. Certo dia, os filhos e filhas de Jó comiam e bebiam na casa do irmão mais velho. Um mensageiro chegou à casa de Jó e lhe disse: «Os bois estavam arando e as mulas pastando perto deles. Os sabeus caíram sobre eles, mataram os empregados a fio de espada e levaram o rebanho. Só eu escapei para lhe contar o que aconteceu». Mal acabara de falar, quando chegou outro e disse: «Caiu um raio do céu e queimou e consumiu suas ovelhas e pastores. Só eu escapei para lhe contar o que aconteceu». Mal acabara de falar, quando chegou outro e disse: «Um bando de caldeus, dividido em três grupos, caiu sobre os camelos e os levou embora, depois de matar os empregados a fio de espada. Só eu escapei para lhe contar o que aconteceu». Mal acabara de falar, quando chegou outro e disse: «Seus filhos e filhas estavam comendo e bebendo na casa do irmão mais velho, quando um furacão veio do deserto, atingindo a casa pelos quatro lados, e ela desabou sobre os jovens e os matou. Só eu escapei para lhe contar o que aconteceu». Então Jó se levantou, rasgou a roupa, rapou a cabeça, caiu por terra, e disse: «Nu eu saí do ventre de minha mãe, e nu para ele voltarei. Javé me deu tudo e Javé tudo me tirou. Bendito seja o nome de Javé!» E, apesar de tudo, Jó não pecou e não acusou Deus de ter feito alguma coisa injusta.
Certo dia, os anjos se apresentaram a Javé e, entre eles, foi também Satã. Então Javé
perguntou a Satã: «De onde você vem?» Satã respondeu: «Fui dar uma volta pela terra». Javé lhe disse: «Você reparou no meu servo Jó? Na terra não existe nenhum outro como ele: é um homem íntegro e reto, que teme a Deus e evita o mal. Ele continua firme na sua integridade. E você, a troco de nada, me lançou contra ele para o aniquilar». Satã respondeu a Javé: «Pele por pele! O homem dá tudo o que tem para manter a vida. Estende, porém, a mão e o atinge na carne e nos ossos. Garanto que ele te amaldiçoará na cara!» Então Javé disse a Satã: «Faça com ele o que você quiser, mas poupe a vida dele». E Satã saiu da presença de Javé. Satã feriu Jó com feridas graves, desde a planta do pé até a cabeça. Então Jó pegou um caco de telha para se coçar, sentado no meio da cinza. Sua mulher lhe disse: «E você ainda continua em sua integridade? Amaldiçoe a Deus e morra de uma vez!» Jó respondeu: «Você está falando como louca! Se aceitamos de Deus os bens, não devemos também aceitar os males?» E, apesar de tudo isso, Jó não ofendeu a Deus com palavras. Nesse meio tempo, três amigos de Jó ficaram sabendo de todas as desgraças que o tinham atingido. Eram eles: Elifaz de Temã, Baldad de Suás e Sofar de Naamat. Cada um partiu de sua terra e se encontraram para compartilhar a dor de Jó e o consolar. Quando o viram de longe, não o reconheceram, e começaram a chorar. Rasgaram a roupa e jogaram pó sobre a cabeça. Depois sentaram-se no chão ao lado dele, por sete dias e sete noites. Vendo o enorme sofrimento de Jó, não lhe disseram nenhuma palavra.”


Tudo o que foi dito nessa noite permitiu a cada um de nós tomarmos contato com os problemas de nossos irmãos e com os nossos próprios. Nos deu a chance de aconselharmos a nossos amigos e a nós mesmos. Possibilitou a cada um ter a exata noção dos problemas que têm em suas vida e do quanto o seu tamanho muitas vezes é relativo frente às dificuldades enfrentadas por nossos irmãos.
A cada dia o seu fardo. A cada dias as suas dificuldades. Não devemos fugir dos problemas que nos afligem, assim como não devemos pura e simplesmente aceitá-los em nossa vida. Em nenhum momento devemos amaldiçoar a nossa sorte, nada do que acontece é por caso, tanto as coisas boas quanto as ruins devem ser motivo para que se dê louvor a Deus: as primeiras porque refletem que um pouquinho do céu pode ser vivido aqui mesmo onde estamos; as segundas, porque sendo cristão, sabemos que muitas vezes é nos momentos de dor que sentimos mais forte a presença de um Deus que sempre esteve e está ao nosso lado.
Creiamos que Deus nos dá força e sabedoria para enfrentar todos os nossos medos e problemas. Basta que abramos os ouvidos, e principalmente o coração, para a sua Palavra.
Vivamos com alegria e fé essa Quaresma!


Que o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo nos guardem para a vida Eterna.


domingo, 15 de fevereiro de 2009

Sementes...










Olá crianças, tudo bem?
Nessa última terça-feira estivemos mais uma vez reunidos para jutos darmos graças a tudo o que Deus tem colocado em nossa vida, e também refletirmos sobre o que temos feito com cada dádiva que Ele tem colocado em nossas mãos.
A passagem bíblica que nos orientou está no capítulo 13 do Evangelho segundo São Mateus:


“Naquele dia, Jesus saiu de casa, e foi sentar-se às margens do mar da Galiléia. Numerosas multidões se reuniram em volta dele. Por isso, Jesus entrou numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé na praia. E Jesus falou para eles muita coisa com parábolas: «O semeador saiu para semear. Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os passarinhos foram e as comeram. Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram, porque a terra não era profunda. Porém, o sol saiu, queimou as plantas, e elas secaram, porque não tinham raiz. Outras sementes caíram no meio dos espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram as plantas. Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e renderam cem, sessenta e trinta frutos por um.”


Diante dessa Palavra, perguntamos a nós mesmo o que temos feito de nossas vidas! Quantas vezes somos a semente que cai à beira da estrada e não damos ouvidos a nada do que nossos amigos e familiares dizem para nosso bem; ou sementes que, embora queiram crescer e se transformarem em árvores, não tem um solo fértil para se firmar, pois não busca conhecer a palavra de Deus; ou ainda sementes que nascem em meio aos espinhos do mundo e são sufocadas por tudo o que ele oferece...
Mas de tudo isso, o que fica, é que o Semeador não desiste de espalhar as sementes de sua Graça. Todos nós já tivemos a chance de ser cada um desses tipos de semente, muitas vezes já fomos semeados e vamos continuar sendo, pois o Pai que nos criou nutre por nós um grande amor e sempre nos dará a chance de recomeçar, sempre nos colherá em nossa dor, cuidará de nossas feridas e nos lançará novamente no solo do mundo, com a esperança que dessa vez caiamos em terra boa, cresçamos e produzamos os frutos do Seu amor!
Até nosso próximo encontro.


Que o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo nos guardem para a Vida Eterna!


quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Nos manter junto à videira!










Olá Crianças,
Tudo na santa paz? Bem, ontem foi um dia muito especial para o Seguindo com Louvor! Pela primeira vez fomos recebidos por uma família que até então não conhecíamos, mas que assim como nós sentiu-se tocada pelo desejo de separar algum momento de seu dia para louvar a Deus, partilhando o Evangelho e a vida conosco.
A Palavra escolhida para a ocasião está no capítulo 15 do Evangelho Segundo São João, versículos de 1 a 5, no qual o próprio Cristo nos fala:

“‘Eu sou a verdadeira videira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não dá fruto em mim, o Pai o corta. Os ramos que dão fruto, ele os poda para que dêem mais fruto ainda. Vocês já estão limpos por causa da palavra que eu lhes falei. Fiquem unidos a mim, e eu ficarei unido a vocês. O ramo que não fica unido à videira não pode dar fruto. Vocês também não poderão dar fruto, se não ficarem unidos a mim. Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem fica unido a mim, e eu a ele, dará muito fruto, porque sem mim vocês não podem fazer nada.”

Nessa noite ouvimos testemunhos a respeito do quanto Deus é capaz de agir em nossas vidas, de mudar os rumos que seguimos. E não só isso, como Ele é capaz de modificar a realidade de famílias desestruturadas, capaz de curar corpos doentes... Enfim, como a manifestação de Sua graça é infinita! Basta que confiemos que para Ele nada é impossível nos conceder a graça que tanto almejamos... É só ter fé... não muita... só um pouco, pequena com um grão de mostarda!
Peçamos ao Pai essa fé! E não só isso, roguemos ser esses ramos a serem podados, limpos pela ação de Sua mão. A partir daí poderemos verdadeiramente dar frutos, proclamar Sua Palavras a todo e qualquer lugar em que estivermos, anunciar o Deus que seguimos, não só em palavras, mas no testemunho de nossas próprias vidas.
Dirija-se ao Pai como o fez Maria, e diga: “Faça-se em mim conforme a sua vontade!”

Que o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo nos guardem para a vida eterna!


domingo, 1 de fevereiro de 2009

Combater o bom combate!
















Olá crianças, tudo bem?
Mais uma vez estamos aqui para relembrar nosso último encontro, onde, mais uma vez, Cristo esteve entre nós e apresentou-nos a Sua face.
A Palavra trazida à partilha está na Segunda Carta de São Paulo a Timóteo, capítulo 4, 1-8, onde ele nos fala:



“Eu te conjuro, diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de vir julgar os vivos e os mortos, pela sua Aparição e por seu Reino: proclama a palavra, insiste, no tempo oportuno e no inoportuno, refuta, ameaça, exorta com toda paciência e doutrina. Pois virá tempo em que alguns não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, segundo os seus próprios desejos, como que sentindo comichão nos ouvidos, se rodearão de mestres. Desviarão os ouvidos da verdade, orientando-os para fábulas. Tu, porém, sê sóbrio em tudo, suporta o sofrimento, faze o trabalho de evangelista, realiza plenamente teu ministério. – Quanto a mim, já fui oferecido em libação, e chegou o tempo de minha partida. Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. Desde já me está reservada a coroa da justiça, que me dará o Senhor, justo Juiz, naquele Dia; e não somente a mim, mas a todos os que tiverem esperado com amor sua Aparição.”



Essa Palavra possibilitou a cada um de nós pensarmos no que temos feito e o que podemos fazer para ao final de nossa caminhada na Terra conseguirmos dizer, de coração pleno de alegria, “combati o bom combate!”.
Todos nós sabemos que a opção por Cristo não é pela ausência de percalços, mas cada um já deve ter experimentado, em alguma momento de sua vida, que estar com Cristo é mais do que não ter problemas, é saber vivê-los, compreendê-los e retirar deles o que mais importa: o aprendizado e a certeza de que Jesus nos ama e permanece ao nosso lado, não importa onde ou como estamos!
Contudo temos que fazer uma opção verdadeira por Deus! Realmente abandonarmos aquilo que somos, que queremos ser ou que achamos que somos, é nos lançarmos verdadeiramente nos braços do Pai. Após isso, depois de conhecermos as imensas dádivas que Ele tem reservadas para nós, só nos caberá, assim como Paulo, sair pelo mundo (começando por nossa própria casa) e anunciar a toda a criatura esse amor.
Como disse são Francisco, “o Amor não foi amado”, cabe a nós, portanto, amá-Lo e apresentá-Lo a quem ainda não teve a chance de contemplar Sua face.
Pense nisso. Levante-se. Aja!
Aguardamos você na próxima terça!



Que o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo nos guardem para a vida Eterna.