sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Ele se mostra e se oferece a nós!!!


Olá crianças,
É engraçado como Deus sempre traz a nós uma palavra que reflete o momento de nossas vidas. Hoje peguei um engarramento sinistro, uma hora para chegar onde geralmente chego em 10 minutos, mas como essa hora foi importante para mim!
Percebo o quanto Deus tem muita misericórdia de mim, muita mesmo! Pois embora tendo uma fé muito fraca, mesmo estando a tanto tempo sem ler a bíblia como deveria, sem rezar a cada dia, fugindo muitas vezes do contato com Ele... mesmo assim... sempre que O invoco Ele se apresenta e me diz mais uma vez, "não se preocupe meu filho, Eu estou contigo". E a cada vez que vejo o quanto não sigo as atitudes que minhas palavras pregam tenho certeza de duas coisas: a primeira delas é que Deus muitas vezes aceita falar pelas bocas mais pobres e mais cheias de pecado; a segunda, é que o ouvido mais próximo de minha boca é o meu, e quantas vezes Deus tem pregado para mim suas palavras pela minha própria boca.
E ao chegar no meu trabalho, ao procurar a liturgia de hoje, coisa que há tanto tempo não fazia, me deparo com essas duas palavras:
"O Senhor respondeu a Jó, do meio da tempestade, e disse: 'Alguma vez na vida deste ordens à manhã, ou indicaste à aurora o seu lugar, para que ela apanhe a terra pelos quatro cantos, e sejam dela sacudidos os malfeitores? A terra torna a argila compacta, e tudo se apresenta em trajes de gala, mas recusa-se a luz aos malfeitores e quebra-se o braço rebelde. Chegaste perto das nascentes do Mar, ou pousaste no fundo do Oceano? Foram-te franqueadas as portas da Morte, ou viste os portais das Sombras? Examinaste a extensão da Terra? Conta-me, se sabes tudo isso! Qual é o caminho para a morada da luz, e onde fica o lugar das trevas? Poderias alcançá-las em seu domínio e reconhecer o acesso à sua morada? Deverias sabê-lo, pois já tinhas nascido e grande é o número dos teus anos!'Jó respondeu ao Senhor, dizendo: "Fui precipitado. Que te posso responder? Porei minha mão sobre a boca. Falei uma vez, não replicarei; uma segunda vez, mas não falarei mais'. " (Jó 38,1.12-21;40,3-5)
"Naquele tempo, disse Jesus: 'Ai de ti, Corazim! Ai de Betsaida! Porque se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas. Pois bem: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós. Ai de ti, Cafarnaum! Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno. Quem vos escuta a mim escuta; e quem vos rejeita a mim des preza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou'." (Lucas 10,13-16)
Palavras duras, não? Sim, muitas vezes nosso Pai tem que ser duro conosco para que percebamos o que estamos fazendo de nossa vida, como estamos perdendo nosso tempo com coisas que não valem a pena, que não nos levaram a lugar nenhum nesse mundo e que também não nos levará para o lugar que sonhamos ir: o Céu!
Mas o mais impressionante em toda a história de nossa salvação é que não importa quantas palavras duras o Nosso Deus nos fale, em seguida, ou no meio delas, teremos sempre a surpresa de encontrarmos em Sua face um sorriso de amor e misericórdia. E isso Ele fez com que eu também percebece hoje, pois entre essas duas palavras tão duras Ele nos traz um dos cânticos mais lindos das escrituras, e é através dele que Ele reafirma e grita aos quantro cantos do mundo que não importa que façamos ou como tentamos nos afastar Dele, Ele sempre estará ao nosso lado!
"Senhor, vós me sondais e conheceis, sabeis quando me sento ou me levanto; de longe penetrais meus pensamentos, percebeis quando me deito e quando eu ando, os meus caminhos vos são todos conhecidos.
Em que lugar me ocultarei de vosso espírito? E para onde fugirei de vossa face? Se eu subir até os céus, ali estais; se eu descer até o abismo, estais presente.
Se a aurora me emprestar as suas asas, para eu voar e habitar no fim dos mares; mesmo lá vai me guiar a vossa mão e segurar-me com firmeza a vossa destra.
Fostes vós que me formastes as entranhas, e no seio de minha mãe vós me tecestes. Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes! Que prodígio e maravilha as vossas obras!" (Salmo 138).
E é nessa certeza de que temos um Deus que escolheu estar junto de nós, e mais ainda, que optou por se mostrar para os outros por meio daqueles que não merecem sua misericórdia, é que peço a todos que a cada dia dediquem um pouquinho de seu tempo à oração. Não importa como ela será feita, às vezes nossa oração se revela no admirar das obras da criação, em encontrar-se amando de verdade seu irmão, em perceber-se amparado pela mãos do Pai...
Que a cada dia você perceba que não pode desistir de Deus, porque não importa o que você faça, Ele, Ele que é Deus, nunca desistirá de você.
Que o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo nos guardem para a vida eterna.

Rener Camilo de Oliveira

Nenhum comentário: